Modalidades de trabalhos
Os
trabalhos poderão ser inscritos em duas diferentes modalidades: Comunicação
Oral ou Relato de Experiência.
Comunicação
Oral: trabalho científico, oriundo de
resultados de pesquisa, em andamento ou concluída, desenvolvida no domínio da
Formação de educadores(as) da EJA;
Clique para acessar as Normas Comunicação Oral
Relato de
experiência: relato
de prática voltada à formação de educadores(as) que atuam na EJA em um dos
diversos âmbitos em que a mesma pode ocorrer: movimentos sociais, governo,
organizações não-governamentais,
universidade, etc
Clique para acessar as Normas Relato de Experiência
Eixos orientadores à apresentação dos trabalhos
As comunicações orais e os relatos de prática deverão ser inscritos em um dos seguintes eixos:
Eixo 1 - Concepções de formação de educadores(as) da EJA: matrizes epistemológicas, especificidades da modalidade, princípios ético-políticos e práticas (trabalhos que tratam das concepções teóricas, políticas e marcos legais que embasam a formação)
Eixo 2 - Identidades e trajetórias na formação dos educadores(as) da EJA (trabalhos que focalizam os sujeitos que participam da formação)
Eixo 3 - Políticas de formação de educadores(as) da EJA (trabalhos focalizam as políticas no campo da formação de educadores de EJA)
Eixo 4 - Espaços, tempos, formatos e financiamento de formação continuada de educadores(as) de EJA (trabalhos que focalizam os diferentes espaços e formatos em que acontece a gestão da formação continuada de educadores da EJA)
Eixo 5 - Saberes construídos na formação de formadores(as) (trabalhos voltados para a formação de formadores e multiplicadores, realizados pelos diversos segmentos: gestão pública, movimentos sociais e universidades)
Eixo 6 - A formação inicial de educadores(as) da modalidade de Educação de Jovens e Adultos nos cursos de Pedagogia e nas Licenciaturas (trabalhos que focalizam a gestão e experiências de formação inicial).
As comunicações orais e os relatos de prática deverão ser inscritos em um dos seguintes eixos:
Eixo 1 - Concepções de formação de educadores(as) da EJA: matrizes epistemológicas, especificidades da modalidade, princípios ético-políticos e práticas (trabalhos que tratam das concepções teóricas, políticas e marcos legais que embasam a formação)
Eixo 2 - Identidades e trajetórias na formação dos educadores(as) da EJA (trabalhos que focalizam os sujeitos que participam da formação)
Eixo 3 - Políticas de formação de educadores(as) da EJA (trabalhos focalizam as políticas no campo da formação de educadores de EJA)
Eixo 4 - Espaços, tempos, formatos e financiamento de formação continuada de educadores(as) de EJA (trabalhos que focalizam os diferentes espaços e formatos em que acontece a gestão da formação continuada de educadores da EJA)
Eixo 5 - Saberes construídos na formação de formadores(as) (trabalhos voltados para a formação de formadores e multiplicadores, realizados pelos diversos segmentos: gestão pública, movimentos sociais e universidades)
Eixo 6 - A formação inicial de educadores(as) da modalidade de Educação de Jovens e Adultos nos cursos de Pedagogia e nas Licenciaturas (trabalhos que focalizam a gestão e experiências de formação inicial).
Esclarecimentos sobre a Avaliação dos trabalhos
Primeira etapa: cada trabalho será avaliado pelo Comitê Local criado em cada fórum para avaliação da relevância do tema. Os trabalhos serão enviados pela Comissão Organizadora para o representante do Comitê local do fórum ao qual o trabalho pertence. Esse representante que terá a incumbência de dialogar com seus pares e comunicar à referida Comissão, no prazo estipulado no cronograma, 28 de fevereiro, qual(is) o(s) trabalhos apresentam a relevância esperada e podem prosseguir sendo avaliados pelo Comitê Científico.
Segunda etapa: apenas após a aprovação do Comitê local, o trabalho será designado para avaliação do Comitê Científico. Os pareceristas realizarão a avaliação dos trabalhos, sem conhecimento dos nomes dos(as) autores(as) dos trabalhos enviados. Serão designados para os pareceristas do Comitê Científico trabalhos de estados diferentes daquele de sua atuação.
Os textos apresentados, tanto na modalidade Comunicação Oral quanto na modalidade Relato de Experiência, deverão estar em consonância com as normas da língua portuguesa, com os critérios de normalização da ABNT e estar de acordo com as normas de submissão do V SNF.
A seguir, apresentamos os critérios de avaliação que serão utilizados pelo Comitê Científico.
Critérios para avaliação de trabalhos na modalidade Comunicação Oral:
Os trabalhos submetidos na modalidade Comunicação Oral serão avaliados pelo Comitê Científico do V SNF, segundos os sete critérios abaixo especificados:
1. Relevância e pertinência do trabalho para o tema do evento (1,5).
2. Riqueza conceitual na colocação dos problemas. (1,5).
3. Consistência na abordagem teórico-metodológica e na argumentação (1,5).
4. Clareza e objetividade do texto na temática trabalhada (1,5).
5. Contribuição para a produção da área e indicação para pesquisas futuras (2,0).
6. Atenção às normas da língua portuguesa (1,0).
7. Atenção à normalização da ABNT. (1,0)
1. Relevância e pertinência do trabalho para o tema do evento (1,5).
2. Riqueza conceitual na colocação dos problemas. (1,5).
3. Consistência na abordagem teórico-metodológica e na argumentação (1,5).
4. Clareza e objetividade do texto na temática trabalhada (1,5).
5. Contribuição para a produção da área e indicação para pesquisas futuras (2,0).
6. Atenção às normas da língua portuguesa (1,0).
7. Atenção à normalização da ABNT. (1,0)
Critérios para avaliação de trabalhos na modalidade Relato de Experiência
Os trabalhos submetidos na modalidade Relato de Experiência serão avaliados pelo Comitê Científico do V SNF, segundos os seis critérios abaixo especificados:
1. Relevância e pertinência do trabalho para o tema do evento (1,5).
2. Clareza e objetividade na descrição do contexto da experiência formativa, origens, objetivos e sujeitos envolvidos (2,5).
3. Clareza e objetividade na apresentação do referencial teórico adotado, etapas de desenvolvimento do processo formativo, resultados alcançados (2,5)
4. Contribuição para a área de formação de educadores de jovens e adultos e indicação para pesquisas futuras (1,5).
5. Atenção às normas da língua portuguesa (1,0)
6. Atenção à normalização da ABNT. (1,0)
Esclarecimentos complementares acerca da avaliação:
Diante das 200 vagas existentes para participação no V Seminário Nacional sobre Formação de Educadores de Jovens e Adultos, foi estabelecida a possibilidade de aprovação de 7 trabalhos por fórum estadual.
Os setes trabalhos melhores pontuados em cada estado, sejam eles comunicações orais ou relatos de experiência, serão os que o representarão no V Seminário Nacional sobre Formação de Educadores de Jovens e Adultos. Para calcular a pontuação dos trabalhos, serão somadas as notas conferidas pelos pareceristas, a partir dos critérios anteriormente indicados, e calculada a média das mesmas.
Em caso de empate, os trabalhos serão submetidos a outros(s) parecerista(s), sendo que para o cálculo da média serão somadas todas as pontuações obtidas. Esse procedimento se faz necessário devido ao número pré-fixado de 200 vagas para o V SNF e a quota de sete trabalhos por estado. A proposta é de que pelo menos um dos trabalhos de cada estado trate da formação de educadores de jovens e adultos promovido pelos movimentos sociais, um trabalho de formação de educadores de jovens e adultos que acontece com participação da gestão pública, um trabalho de autoria de educador(es) sobre a formação de educadores de jovens e adultos e os demais trabalhos, ou seja, quatro por Fórum, devem versar sobre processos formativos desenvolvidos pelas universidades (formação inicial ou continuada).
Como anunciado no Boletim n. 2, caso não haja submissão/aprovação de trabalhos de algum dos segmentos de um determinado estado, as vagas serão ocupadas pelo(s) trabalho(s) melhor(es) pontuado(s) por outro segmento desse mesmo estado. Em último caso, se não houver sete trabalhos submetidos/aprovados advindos de um determinado estado, as vagas remanescentes serão preenchidas pelos trabalhos melhores pontuados considerando todos os estados.
Não
haverá custos para inscrições, contudo, se o trabalho tiver mais
de um(a) autor(a),
apenas o(a) primeiro(a) autor(a) estará
inscrito no V Seminário Nacional sobre Formação de Educadores de
Jovens e Adultos. Esse procedimento se faz necessário diante dos
recursos disponíveis, que se voltarão para subsidiar a hospedagem
de um(a) autor(a) por
trabalho aprovado.
Caso
o(a) primeiro(a) autor(a) não possa apresentar o
trabalho, ele(a) deverá comunicar o nome do(a) coautor(a) que
o fará no referido Seminário e, desse modo, o(a) coautor(a) será
o participante inscrito.
Os
recursos disponíveis cobrem
hospedagem para um autor de cada trabalho aprovado, mas não
cobrem
despesas com passagens, translados e alimentação dos participantes.
Cronograma relativos às submissões:
02 de fevereiro a 03 de março: submissão dos trabalhos no sistema
05 de março a 10 de março: avaliação da relevância do tema pelos Comitês locais dos fóruns
11 de março a 23 de março: avaliação dos trabalhos pelo Comitê Científico
23 de março a 27 de março: elaboração de lista de trabalhos aprovados e solicitação de novos pareceres quando necessário.
01 de abril: Divulgação da lista de trabalhos aprovados.